A Casa Gucci e a Espiritualidade sem Cristo


O filme Casa Gucci é baseado num caso real de assassinato ocorrido nos anos 80. O enredo traz a história de Patrizia ( Lady Gaga ), uma jovem ambiciosa que conquista Mauricio Gucci ( Adam Driver ) herdeiro do império italiano de moda. 

A jovem se casa com Maurizio, ascende economicamente e, com a ajuda de uma amiga vidente, encomenda a morte do próprio esposo. É um filme sobre ganância, luxo, ocultismo e famílias ricas destruídas.


Vendo filmes de outra forma


O teatro na Grécia antiga tinha a função de ensinar sobre o certo e errado aos governantes através das ações e consequências destas interpretadas pelos atores. Podemos aproveitar essa ideia e usar o cinema para refletir sobre quem queremos ou não ser e que tipo de atitude queremos ter.


Ver o filme com as lentes de "o que estou procurando?" e "Quem quero imitar/ Com quem não quero parecer?" tornou a experiência muito mais rica. Pude refletir sobre a vida das pessoas ricas naquilo em que são diferentes de mim e observar também experiências comuns. O amor entre um homem e uma mulher, o compromisso do casamento como expressão desse amor…


A Ganância de Patrizia


O ser humano é ganancioso por natureza. Buscamos meios de ter o que queremos mesmo que seja preciso usar, trair, enganar pessoas. Nesse aspecto, é natural que busquemos uma espiritualidade que sirva aos nossos interesses.


Acontece que Deus vai nos ensinar coisas muito duras sobre dinheiro e riquezas. 

O desejo insaciável e a ganância por elas destrói nossas vidas e pode sufocar até a Palavra de Deus em nós, nos tornando infrutíferos para Deus.


Talvez essa seja a explicação por trás de tantos evangélicos e tão pouca mudança na sociedade brasileira. A palavra está sufocada pelo desejo de riqueza, prosperidade e pelas preocupações desta vida que são o tema da maioria das pregações.


Não quero ser como Patrizia. 


Ela procurou ajuda em uma espiritualidade sem Cristo servindo a espíritos que pensava controlar mas que estavam tomando conta de sua vida e de sua família para destruir tudo. 


Ela quis demais o dinheiro quando poderia ter vivido muito bem ao lado de seu esposo aprendendo o segredo do contentamento. Sua ganância e seu envolvimento com forças malignas além de sua compreensão  a levaram não só a perder o esposo como a arruinar duad famílias inteiras deixando a própria filha órfã. 



Eu quero seguir outro caminho. O caminho da Palavra, o exemplo de Cristo. Quero me humilhar sob sua potente mão.

Quero aprender o segredo de estar contente em toda e qualquer situação.


Quero seguir o exemplo de Maurício no início do filme quando decidiu renunciar à riqueza para se casar com quem amava. Quero trabalhar duro para viver ao lado do meu esposo e de Cristo, meu Senhor encarando as renúncias necessárias e sem ganância.  Sei que terei que renunciar a muitos prazeres e confortos desse mundo. Seria capaz? Sim, pela graça de Cristo. Quero ser uma boa esposa e não reclamar. 


Um alerta bíblico muito sério e uma conclusão


"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6:9,10



Precisamos perder esse fascínio pelas riquezas e pelas pessoas ricas.

São seres humanos caídos como nós. Às vezes, são muito mais presos e sufocados pelas trevas desse mundo mesmo ostentando o brilho do ouro e da prata como podemos ver na família Gucci desse filme.


O verdadeiro tesouro dessa vida é Cristo. 

E vale a pena perder tudo para obtê-lo.

Nenhuma riqueza dessa terra compensa uma vida sem Cristo. 


Que a luz de Deus ilumine os olhos do nosso coração para nos fazer desejar e procurar as excelências de Deus.








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas