Mario Brothers e as fases da Vida


Estava assistindo meu esposo jogar Mario 🙂❤️.

Ele é um amante dos jogos retrô e testava um jogo novo que havia comprado. 

Tenho aprendido muito sobre hacks, bits e outras coisas do universo retrô por investir tempo em algo que é importante para ele. O mesmo acontece com série A, Lampions league e outras coisas de futebol: essas coisas se tornaram importantes para mim por que são importantes para ele.  

Enquanto admirava ele demonstrar suas habilidades em uma fase sombria, estranhei que ele não pulou por cima dos fantasmas. 

O Mario costuma pular por cima de tartarugas, flores e outros personagens para ganhar pontos mas, naquela fase, ele estava fugindo.


 " Por que?", pensei." Se você pode ter mais, por que não? Pra que a timidez? ". 


Foi um pensamento meio ganancioso, admito. Mas cheguei a perguntar em voz alta. Achei ter identificado a sabedoria profunda dele quando disse de cabeça erguida " Você não quer perder tempo com eles, né? ". 

Ele deu uma resposta interessante e surpreendente: " Eles não Boos, vou morrer se encostar neles, tenho que evitar ao máximo ". 

Parece que uma ficha caiu naquela hora. Lembro de ter tido esse pensamento outras vezes antes, vagas lembranças mas ontem foi bem claro: algumas coisas você evita. 


O que aprendi e como aprendi

Jogos de computador ou videogames podem nos trazer ensinamentos como qualquer outra coisa. 

Acredito que, se nosso coração está aberto e buscamos de coração a sabedoria e o temor do Senhor, o conhecimento nos será fácil ( Provérbios 2 ). 

Aprendi com o Mario que algumas coisas você encara passando por cima, como ele faz com as tartarugas. Você não fica com medo ao ver o obstáculo se aproximando, você usa seus recursos, pula pra cima e segue em frente. 

Outras coisas, você ignora. São obstáculos com os quais você não tem que gastar tempo e energia nem se arriscar, passa adiante ou supera. 


Mas algumas coisas você vence evitando.


São os Boos, os obstáculos mais poderosos que você e que você não tem como vencer batendo de frente.

Quando vi meu esposo, de forma inteligente e habilidosa, calculando a hora de parar e de seguir, algo saltou na minha mente: " Algumas coisas você vence assim".


Paralelos

Costumo enxergar paralelos em muitos lugares, principalmente em jogos e filmes. 

O paralelo que me veio com aquele jogo do Mario imediatamente foi o de forças espirituais malignas que os cristãos têm de enfrentar na caminhada com Deus. 

Não estamos prontos para toda batalha, precisamos agir com inteligência. 

Há níveis de santificação e relacionamento com Deus para certos embates espirituais. Precisamos discernir e evitar aquilo para o qual ainda não estamos prontos sob o risco de, literalmente, morrer ( tanto física como espiritualmente ). Aprendi essa lição a duras penas mas aprendi e lembrei dessas verdades vendo o Mario evitar os Boos. 

Mas pensei um pouco melhor e a analogia parecia imperfeita de algum modo, havia outra coisa a enxergar ali. 


Do que precisamos fugir?

Foi, então, que veio outro paralelo: a Carne, impulsos sexuais. 

A Bíblia manda o cristão fugir da imoralidade sexual.  


Não manda bater de frente, manda fugir. 


Precisamos ter esse discernimento de quando retirar as tropas e quando avançar estrategicamente.  

Mario tinha a missão de salvar a princesa Peach, nós temos a missão de viver e pregar o Evangelho fazendo discípulos para Cristo até chegarmos na eternidade. Pode parecer bobo comparar a vida cristã a um jogo de videogame mas acho que o bobo, aqui, é desprezar aquilo que até o Mario sabe.

Para passar por cada fase e chegar ao nosso objetivo, precisamos conhecer nossos inimigos e agir de acordo com cada um, sem presumir que o que funcionou em outra fase vai funcionar agora, mas tendo a humildade de buscar conhecimento e de preparar uma estratégia com base em como as coisas são, não em como achamos que elas deveriam ser. 

Acho que é assim que se consegue andar pelo caminho apertado e passar pela porta estreita a qual poucos conseguem atravessar, vencer na vida.






Comentários

Postagens mais visitadas