Esperando para atacar: a Ira de um Deus justo




"Deixarei eu de castigá-los? ", pergunta o Senhor. "Não me vingarei de uma nação como essa? "

Jeremias 9:9

Ás vezes, parece que esquecemos que Deus é justo e que seria contrário ao seu caráter fechar os olhos em relação a todas as maldades que temos cometido individualmente e como nação.

Nós oramos pedindo por misericórdia mas será que é isso mesmo que Ele deseja de nós?
Não deveríamos nos arrepender de nossos pecados e denunciar profeticamente o pecado dos que fazem o que é injusto e mal aos olhos do Senhor?

A lei do Senhor vale para todas as nações do mundo, não apenas para o povo de Israel no antigo testamento. Os povos de Canaã foram expulsos de sua terra pelas suas práticas abomináveis a Deus. Niníve recebeu um alerta do profeta Jonas para que se arrependesse mesmo sendo capital da Assíria, um povo de história e costumes totalmente diferentes dos de Israel. Nabucodonozor era rei da Babilônia e recebeu juízo de Deus pela sua soberba. Aliás, Deus deixa claro que ele recebeu o reino e o poder que tinha das mãos do Senhor e estava errado em pensar e agir como se as coisas fossem diferentes.

De onde vem essa idéia de que Deus não se pronuncia mais em relação a política internacional, economia, sociedade, enfim, sobre tudo o que é relevante para um adulto do nosso tempo?
Suspeito que fomos vítimas de um processo de secularização ( e algozes ao mesmo tempo). Passamos a separar, na nossa mente e no nosso coração, as coisas de Deus das coisas desse mundo como se Deus fosse apenas um conceito, uma idéia e não o criador do universo que se assenta no seu trono para fazer justiça.

Deus julgará Estados Unidos e Rússia. Por que parece tão estranho dizer isso hoje? Deus continua sendo o mesmo Deus. Não há, no novo testamento, nada que diga que Ele deixou de se assentar no seu trono para julgar as nações pelo contrário: Jesus voltará como um juíz. Então de onde vem essa idéia de um deus fofinho e distante, um vovô senil mas bem intencionado? Com certeza não vem da Bíblia. Nossa fé está permeada de representações errôneas acerca de Deus e do mundo espiritual.
Devemos entender que Deus é um Deus justo, um Deus que se ira todos os dias.
Ele é um Deus que espera o cálice de sua ira se encher e depois derrama. Ele espera ter ira suficiente para derramar sobre aqueles que são dignos dela. E Ele nunca se ira sem motivo!

Nós vivemos numa nação cheia de mentirosos, corruptos, imorais, pessoas desonestas, pedófilos, estupradores, assassinos, traficantes de mulheres e crianças, traficantes de drogas, pessoas que tem prazer em falar mal dos outros e murmurar, espancadores de mulheres e crianças… como Deus não castigaria uma nação como essa? Como Deus deixaria de se vingar do Brasil?

Não adianta alguém dizer que Jesus já morreu na cruz e ,por tanto, a ira de Deus já foi derramada sobre ele por que essa ira que foi derramada sobre Cristo dizia respeito a todos que creriam em Cristo e se arrependeriam de seus pecados. As nações ainda são julgadas por esse Deus que se ira todos os dias. Um Deus santo, vivo, sábio, perspicaz, que vê tudo, ouve tudo e sabe de tudo. Isso mesmo. Essa coisa que você lembrou agora e sentiu medo: Ele sabe. Ele viu.

“Ah, mas Deus vai julgar os povos só no Apocalipse”. Interessante. A Bíblia diz que Jesus vai julgar o povo de Deus num tribunal onde dará a cada um conforme as suas obras mas Apocalipse também retrata cartas onde Jesus faz graves ameaças as igrejas que se recusam a se arrepender dos seus pecados. Essa narrativa de que Deus não julga mais na terra o que as pessoas fazem é falsa! Ela serve para que o temor do Senhor seja diminuído entre os homens.

Deus julgará o Brasil. Pelo que temos visto, não está longe do cálice de sua ira transbordar. A misericórdia de Deus nos conduz ao arrependimento mas chega uma hora que a única coisa que Ele pode fazer por nós é nos julgar.

Eu temo diante disso e oro para que Ele guarde a mim e aos meus. Guarde sua igreja desse dia que certamente virá e não está longe.

Comentários

Postagens mais visitadas