5 motivos para você começar a participar de eventos acadêmicos




É inquestionável a importância da academia para a sociedade.

Os futuros líderes saem de dentro dos campi ( plural de campus, palavra latina) e, por isso, tudo o que acontece nesses espaços é de suma importância para a esfera pública. 

Uma simples palestra pode mudar a percepção de um futuro professor, médico, advogado, engenheiro, político ou empresário e, como consequência, influenciar toda a sociedade.


Você sabia que o tempo dentro da universidade não precisa ser apenas para assistir a aulas, estudar na biblioteca, fazer amigos e frequentar festas? 

Sim, você pode aproveitar oportunidades que agregam valor profissional desde o início da graduação! Por isso, preparamos este texto para você que quer aproveitar não apenas o básico do seu curso, mas se aprofundar e sair de lá um profissional competitivo no mercado. Vamos aos 5 motivos por que você deve entrar nesse mundo cheio de informações dos eventos acadêmicos!

 

1 – Networking







Essa palavra significa “rede de contatos”. Para saber um pouco mais sobre esse conceito tão importante, você pode ler este artigo aqui.

É possível desenvolver uma boa rede de contatos durante a graduação participando de eventos acadêmicos da sua área. Você encontra pessoas que estão interessadas em levar a sério o tempo de formação e também entra em contato com professores e especialistas! 

A publicação de artigos, o conhecimento de processos seletivos de estágio, dicas de como se preparar para o mercado: tudo isso e muito mais você encontra no evento acadêmico mais próximo de você! ;)


2- Atualização






Todo bom profissional precisa estar atualizado para exercer seu trabalho da melhor forma possível. As palestras, encontros, congressos, simpósios e demais modalidades de eventos acadêmicos fazem com que você tenha contato com as novidades da sua área e saiba daquilo que está sendo discutido pelos maiores especialistas. A atualização é, com certeza, um forte diferencial competitivo e você pode adquiri-lo se inscrevendo numa simples palestra de 1 hora e meia! Precisa pensar ainda se vale a pena?

E por falar em tempo reduzido, você já ouviu falar nas palestras do TED ou TEDx ? São ótimas opções para adquirir conhecimento sobre temas relevantes em pouco tempo. Para conhecer o site oficial onde há milhares de palestras em inglês sobre tudo quanto é assunto te esperando, é só clicar aqui. Mas calma, se você não domina o inglês pode clicar aqui e ter acesso ao canal do TED no Youtube com palestras em português.




3- Parcerias científicas






Embora nem todas as pessoas que estudam na universidade se tornem acadêmicos após a graduação, a publicação de artigos é muito útil até para o desenvolvimento da monografia ou do TCC e os eventos ajudam você a vislumbrar parcerias para produção científica. 

No caso daqueles que pensam em fazer mestrado, os eventos se tornam imprescindíveis pois colocam você em contato com seu futuro orientador e te dão opções de quem escolher para a jornada da dissertação. Quem não participa dos eventos acadêmicos terá enorme dificuldade em se aproximar de um orientador quando for preciso.

Para entender melhor a relação entre orientador e orientando, aconselho clicar bem aqui.
Entender a dinâmica dessa relação o mais cedo possível só vai ajudar você a fazer uma boa escolha e produzir um ótimo trabalho.


4- Currículo ( Lattes e Vitae )





Ao participar de eventos como ouvinte ou organizador, você demonstra para o seu potencial empregador que aproveitou seu tempo de graduação para desenvolver competências e para aprimorar os seus conhecimentos utilizando os recursos oferecidos pela universidade ( e não apenas caiu farra).

 Além disso, muitos eventos fornecem certificado e esse é mais um diferencial que pode ser adquirido facilmente ao se inscrever e participar de eventos acadêmicos.



Para criar seu currículo na plataforma do CNPQ chamada Lattes, é só clicar aqui.


5- Amigos






O.K., esse motivo parece um pouco deslocado no texto mas vou explicar… 

O brasileiro tem uma característica muito forte de sociabilidade. É reconhecida por estrangeiros a grande importância que damos a amizade na nossa vida ( até dentro do ambiente de trabalho ). 

Sendo assim, por que não cultivar amizades que possam ir além da faculdade? Ao participar de eventos acadêmicos, você pode conhecer pessoas muito inteligentes e interessantes que te acompanharão pelo resto da vida! Além do mais, participar de um círculo de amizades que tenha comprometimento com o desenvolvimento intelectual vai te influenciar a crescer nessa área ( o que não acontece se seus amigos só quiserem saber de paquera e festa).

Para deixar bem frisada a importância de cada pessoa com quem você convive, vou te indicar esse artigo aqui.



Agora você já tem 5 motivos para desmarcar um cinema, uma balada, uma maratona no Netflix ou uma partida de RPG para participar de um evento acadêmico! (De nada).






Depois desse texto, tenho certeza que você vai dar uma pesquisada no Google para ver que evento está perto de começar. Comenta aqui em baixo qual vai ser seu primeiro evento e se já participa de eventos, conta alguma história legal que aconteceu contigo. Aprender é tudo de bom, sempre! Boa sorte na jornada!







Comentários

Postagens mais visitadas