A melhor versão de si mesmo

Imagem de Sara Lötscher por Pixabay



Ontem, caminhando pelo shopping, reparei em um cartaz enorme na frente de uma loja de roupas. A verdade é que não consigo me lembrar com exatidão se era uma loja de roupas, de maquiagens ou um salão de beleza. A imagem do cartaz foi o que mais me chamou a atenção e passo a descrever o por quê.

Havia, naquele cartaz, a imagem de uma mulher com uma frase que dizia mais ou menos isso: “ Mostre sua melhor versão”. Eu poderia até achar isso legal, interpretar como um incentivo para me cuidar e mostrar o quão bonita posso sem deixar de ser eu mesma. Acontece que me saltou diante dos olhos uma questão: e se eu não for suficiente?
Senti como se meus olhos pudessem enxergar a modelo daquela foto posando em diferentes poses e ficando cada vez mais decadente. Eu me vi ali, tentando ser feliz olhando para mim mesma e tentando ser cada vez mais eu mesma nas variações mais exóticas possíveis até me dar conta de que estava perdida.

O homem moderno é egocêntrico, egoísta e obcecado com performance e aparência. Pensei comigo: “e se na verdade o que eu preciso mostrar é outro alguém em mim?”

Dentro de uma visão de mundo cristã, a busca do ser humano é por revelar Cristo a outros através do seu viver. O cristianismo trata de Cristo vivendo sua vida ressurreta em nós. Não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. Além do mais, quem já viu a melhor versão de algo mau se transformar em algo melhor? Nós somos rebeldes, pecadores e insensatos. A melhor versão disso nunca deveria existir!

Alguém pode dizer que estou exagerando mas veja o que a Bíblia diz sobre nós:

Não há um justo se quer. Não há ninguém que faça o bem.” ( Romanos 3:10-11)
A sabedoria humana é terrena, animal e diabólica.” (Tiago 3:15)

Só com isso já dá pra perceber que não somos em nós mesmos modelo de nada pra ninguém. Eu não quero que o leitor me entenda mal apenas que considere o absurdo disso.

Acho que ser a melhor versão de si mesmo é romper com qualquer referencial externo que sirva como modelo de desenvolvimento e amadurecimento. Buscar ser a melhor versão de si mesmo é ir contra o conselho de Gabriel o pensador “ Seja você mesmo mas não seja sempre o mesmo”. Acredito que mais do que buscar ser a melhor versão de mim mesma, devo buscar ser uma pessoa cada vez mais parecida com Cristo. Devo renunciar as minhas vontades e o meu Eu para que Cristo se revele em meu viver. Não se trata de quanto galmour ou beleza posso ter e sim da glória que vai para Deus através do que fiz com aquilo que ele graciosamente me deu.

Também acredito que não se trata de anulação. De alguma maneira, quando o meu ego morre, eu vivo. Quando sou menos egoísta e mais altruísta é que encontro mais paz e propósito na minha vida. Quando me concentro em mim mesma e nas melhorias que gostaria de fazer ou no que gostaria de alcançar para mim mesma, me perco e fico desiludida. A vida perde o sabor.

Acredito piamente que fomos criados a semelhança de Deus para manifestar Sua Glória e bondade, para revelar Cristo uns aos outros através da sabedoria que Ele teve em nos formar como somos.

Pela graça de Deus sou o que sou e sei que sua graça para mim comigo não foi vã”.
( 1 Coríntios 15:10)

Comentários

Postagens mais visitadas