Era só um cristão



" Quem controla o imaginário,
controla o real" (Bronislaw Baczko, historiador  das idéias polonês)


Na madrugada de hoje, uma escola de samba conseguiu chocar muita gente ao trazer, na abertura de seu desfile, a cena de Jesus Cristo apanhando de satanás.

É lógico que o passista que representava Cristo fazia isso através do Jesus que vemos nos filmes de Hollywood e que, o que representava satanás, fazia isso através daquela imagem derivada de baal zebub misturada com o conceito do deus grego hades, que tanto vemos nos desenhos animados.

O que eu sei muito bem é que essas imagens, apesar de povoarem o imaginário popular, não correpondem quase em nada ao que a Bíblia descreve a respeito de Jesus e satanás e que ali, houve sim, uma paródia infeliz do sofrimento de Jesus.

O que me chamou mais atenção, no entanto, não foi a existência de tal cena no desfile. Há muito tempo o carnaval demonstra desrespeito pelo sagrado. Quando vi essa cena, lembrei de outro momento histórico e foi isso que me deixou de cabelo pé.

Durante o nazismo, os judeus eram tratados como seres humanos de segunda ( ou última ) classe.

Antes de os nazistas colocarem judeus nos campos de concentração, eles os ridicularizaram. Os judeus foram desumanizados diante do povo por meio de charges em jornais. O humor foi um recurso usado de maneira corrosiva para tornar aceitável a agressão feita aos judeus e encorajar a violência e o antissemitismo. Mais tarde, Hitler concentrou o ódio e o descontentamento dos alemães naquele grupo estrangeiro colocando neles a culpa não só pela crise na Alemanha mas pela falta de avanço da humanidade.

Voltando mais um pouquinho no tempo, encontramos Engels defendendo o extermínio de povos do leste europeu por serem incapazes de se tornarem revolucionários. Acho que o demônio deixou o rabo a mostra mas não como parece a primeira vista. Esse episódio demonstra a maneira como a rede bobo enxerga e deseja tratar os cristãos: um povo que não irá se render ao gramcismo deve ser humilhado e açoitado. Se alguém achar ruim, é só dizer que não passa de um cristão que fica tudo bem.

Como é triste a situação dos cristãos no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas